A cirurgia para tratamento do câncer de próstata consiste na retirada da próstata e das vesículas seminais (responsáveis pelo armazenamento do sêmen) e pode ser feita de 3 maneiras: Aberta (Corte), Laparoscópica ou Robótica.
A diferença entre a cirurgia aberta e as minimamente invasivas são a recuperação mais precoce com retorno as atividades mais rápidas (pequenas incisões), menor taxa de sangramento e menor tempo de internação hospitalar.
Com o surgimento da cirurgia robótica que completou 10 anos em 2019 no Brasil, esse método disseminou – se no país com cada vez mais hospitais e médicos aderindo a essa técnica.
Qual então benefício da cirurgia robótica no tratamento do câncer de próstata? A literatura ainda é muito divergente, mas acredita – se que a parte funcional que tanto preocupa os homens melhora na cirurgia robótica com uma recuperação da continência e da potência sexual mais precoce.
O único problema é o custo visto que o procedimento ainda não consta no ROL da ANS portanto não sendo coberto pela maioria dos planos, mas as entidades têm trabalho para inclusão desse procedimento.

